Busca

Data é lembrada em Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco

quarta-feira, 20 de novembro de 2019 às 20:17 - por, redacao.

Dia da Consciência Negra


"Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias." (Nelson Mandela).


Dia da Consciência Negra é comemorado neste 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:

Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada no País

Em Conselheiro Lafaiete uma  série de atividades contam com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

Programação :

20/11 – Quarta-feira – Palestra-” Trajetória da capoeira”.
Palestrante : Mestre Nem.
Horário: 19h.
Local: Auditório da Praça CEUS.
Endereço: Rua Ito Alves, 185 – Rochedo.

23/11 – Sábado -10 Roda de conversa
Tema : “ Ancestralidade  e Resgate Cultural”.
Grupo Arerê.
Ancestralidade e resgate cultural abordará o tema de nossas matriarcas que vêm através do tempo trazendo a sabedoria de um povo, que por suas ervas , rezas e benzeções retrata a fé e a cultura de nosso povo !
Palestrantes: Makota Guialomim.
Ekedes: Márcia Rocha e Nayara Mara;
Horário: 14h às 17h.
Local : Solar Barão de Suaçuí – Secretaria Municipal de Cultura.
Rua Barão de Suassuí,106 , Centro.

24/11 – Domingo- O Dia da Consciência Negra
Projeto União do Morro.
Tema: As tradições de reinadeiros, oralidades e toadas africanas, com a Capitã de Guarda de Moçambique de Nossa Senhora das Mercedes. Mestra Pedrina de Lourdes Santos é reconhecida como pesquisadora com grande conhecimento em cantos e oralidade em línguas africanas de matriz banto, em história e cultura afro-brasileiras, sobretudo, no que se refere às artes rituais do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, e como pensadora negra sobre relações étnico-raciais.
Palestrantes: Capitã Pedrina.
Horário: 14h
Local : Associação dos Moradores do Bairro JK –

Na cidade de Ouro Branco, acompanhe a programação