Busca

Congonhas recebe Prêmio Destaque em Gestão Ambiental

segunda-feira, 01 de julho de 2019 às 16:02 - por, redacao.

Meio Ambiente


Do Estado de Minas Gerais somente outros quatro municípios foram contemplados


O trabalho desenvolvido em Congonhas na área de meio ambiente é destaque nacional. O Município recebeu, na quinta-feira, 27, o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental, durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Campinas (SP). A premiação foi realizada pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), com apoio do Ministério do Meio Ambiente. De Minas Gerais, outros quatro municípios foram contemplados: Belo Horizonte, Betim, Uberaba e Carmo do Cajuru.

Congonhas tem se destacado nas questões sobre segurança de barragens, mas o planejamento e trabalho para atenção aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, a comunicação ambiental, o serviço de Coleta Seletiva e o monitoramento e fiscalização ambiental passaram a ser referência. Esses instrumentos servem como base para desenvolver a política multissetorial e alcançar resultados sustentáveis para a qualidade de vida na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Neylor Aarão, que recebeu a premiação em nome da Prefeitura, destacou que “foram aperfeiçoados instrumentos de fiscalização e monitoramento, reestruturação e desburocratização da legislação ambiental municipal, que ainda encontra-se em construção, para atender, com agilidade e responsabilidade, as demandas do município”.

O responsável pela pasta também ressaltou que a conquista reflete um trabalho em equipe. “As ações desenvolvidas estão sendo reconhecidas em diversas instâncias porque seguem um planejamento adequado, inovador e moderno, que transmitem a tranquilidade e a certeza de que Congonhas está no caminho certo”, disse.

Estiveram presentes representantes dos Estados, Municípios e de outros países, além de integrantes da sociedade civil e empresas que atuam na área. Previamente ao evento, há a análise da atuação dos Municípios Brasileiros na gestão ambiental, conferindo destaque aos 100 que melhor atendem à boa gestão e aplicação da política nacional do meio ambiente.