Busca

Projeto Monitoramento Participativo das Águas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 às 14:03 - por, redacao.

Programa Gerdau Germinar


Iniciativa reuniu dez instituições públicas de ensino de cinco localidades do interior de Minas Gerais.


Seminário de Encerramento do Projeto Monitoramento Participativo das Águas marcou o encerramento de mais uma edição da iniciativa, promovida pelo  Programa Gerdau Germinar em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio da atividade, professores e alunos realizam ações voltadas para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. De março a novembro, estudantes das escolas municipais e estaduais de Congonhas, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Itabirito e Moeda ficaram responsáveis por monitorar um rio, córrego ou lagoa localizada próximo ao colégio para acompanhar a qualidade da água. Antes do início do projeto, educadores receberam um “ecokit” e foram orientados por profissionais da UFMG sobre as características e cuidados para preservação dos recursos hídricos.

O trabalho desenvolvido por cada uma das escolas foi apresentado durante o Seminário de Encerramento, quando todas as instituições se reuniram e compartilharam os resultados físicos, químicos e biológicos do recurso hídrico monitorado. Além de possibilitar que os alunos trabalhem temas relacionados às matérias escolares, o Monitoramento Participativo das Águas também incentiva o comprometimento dos alunos com questões relacionadas à preservação ambiental.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada  para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde 1990, ano de lançamento do programa, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco. O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.