Busca

Manipulação no comércio varejista de carnes

quarta-feira, 27 de setembro de 2023 às 21:23 - por, admin.

Capacitação sobre boas práticas


Evento promovido pela Vigilância Sanitária Municipal


Fonte: Assessoria de Comunicação PMCL – Foto Capa: Banco de Imagem Internet

Na noite de ontem, terça-feira (26/09), foi realizada na sede do Solar Barão de Suaçui, um encontro para capacitação sobre boas práticas de manipulação dos produtos de origem animal, promovida pela Vigilância Sanitária Municipal com apoio do Ministério Público por meio da 5ª Promotoria de Justiça, e parceria com o CODAP (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba).

Durante abertura o Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino comentou sobre a importância do evento, pontuando que o comércio varejista de carnes é muito difundido, sendo necessário garantir a segurança desde o abate do animal até a entrega do produto final ao consumidor, garantindo assim sua segurança e qualidade.

A Secretária de Governo Simone do Carmo Silva, representando o Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra (DEM), e a Secretária Municipal de Saúde, Janice Batista Oliveira, também estiveram presentes e ressaltaram sobre a importância do trabalho sério que vem sendo realizado pelo setor de Vigilância Sanitária.

A capacitação teve como objetivo sensibilizar quanto as normas sanitárias vigentes frente a Resolução Estadual SES/MG nº7.123/2020 que trata sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos que realizam comercio varejista de carnes, no âmbito de Minas Gerais. Os palestrantes Kelen Aparecida Fidélis da Costa (Fiscal Sanitário/Nutricionista) e Paulo Henrique Hermógenes Baeta (Fiscal Sanitário) versaram sobre o tema.

Representando o CODAP, o Diretor de Relações Institucionais, Dimas Antônio Marioza falou sobre o SIM-Codap, que é o Serviço de Inspeção Municipal que trata justamente dos produtos de origem animal.

Ao encerramento a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiane Rezende Tavares Lana, agradeceu a grande adesão dos empresários e funcionários dos comércios varejistas de carnes do município, frisando ser uma oportunidade para conhecimento e aprimoramento das normas sanitárias, garantindo assim a segurança, qualidade e excelência dos serviços prestados.