Busca

Hora cívica, um projeto social “Sou Brasileiro com orgulho”.

segunda-feira, 16 de julho de 2018 às 18:05 - por, redacao.

Em Itaverava


Sargento da PM demonstra a importância social da instituição na comunidade.


Formado como sargento PM no ano de 2017, o militar PM Sargento Ávila têm desenvolvido em  Itaverava,  cidade localizada a 23,7 KM de Conselheiro Lafaiete/MG, um trabalho social da maior importância para os jovens estudantes do município vizinho. O projeto é uma ação conjunta entre o comando do 31º BPM e o responsável pelo patrulhamento da localidade, comandante da Companhia de Ouro Branco – Capitão Resende, também responsável pelas cidades de Itaverava ,Catas Altas, Lamin e Rio Espera .

Na última quinta-feira (12/7) durante apresentação dos atiradores do Tiro de Guerra (TG04), o  Sargento PM, junto ao Exército Brasileiro, buscou  enfatizar a importância no Alistamento Militar; após apresentações em escolas e praças públicas o Sargento Ávila, reafirmou em entrevista ao Jornal Estadoatual, que após a implantação no colégio (Escola Estadual Conselheiro Antão – Diretora Professora Leda e vice-diretora Prof. Luzia) é frequentes reuniões com estudantes tem sido realizadas,  no intuito  de buscar entre os adolescentes ações ligadas a ética, cidadania e melhor conduta social. “A ideia deste trabalho já cresceu e em breve devemos levar este conceito de ensino para outras cidades próximas” afirmou o militar.

Saiba Mais :

Muito se fala, no Brasil, da falta de civismo das crianças e jovens, porém há vários anos a educação não está mais voltada para esse fim. Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de se executar o hino nacional nas escolas (públicas ou privadas) tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria.

Diferente de países como exemplo os Estados Unidos, onde se vê bandeiras hasteadas por todo o país, sejam nas casas, carros, escolas, bares e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, etc., além de uma população que valoriza a terra natal; os brasileiros só demonstram interesse pela celebração em época de Copa do Mundo ou na comemoração da Independência do país, no dia 07 de setembro.

Há alguns anos, tínhamos na grade curricular das escolas a disciplina Educação Moral e Cívica, onde eram trabalhados os hinos brasileiros, as armas nacionais, os órgãos mais importantes do Governo Federal e Estadual, dentre outros assuntos ligados ao civismo. Com isso, tínhamos uma população jovem ligada às questões políticas, de interesse nacional, demonstrando valorizar o Brasil.

Na tentativa de mudar essa desvalorização cívica e motivar a população a ter mais paixão pelo país, a partir de 22 de setembro de 2009, as escolas ficaram obrigadas a realizar o momento cívico, com a execução do hino nacional do Brasil, por, no mínimo, uma vez na semana.  Na verdade, nossa redação observa que nem todos os educandários estão preocupados com está ação de civismo, muitas das vezes reforçada por pessoas dedicadas a acreditarem em um país melhor e mais igualitário na educação escolar.

Foto: Jornalista Carlos Pacelli –  Da esquerda para direita / Sargento PM Ávila (militar que vem desenvolvendo o projeto “Sou Brasileiro com orgulho” em escolas da cidade de Itaverava, Sargento do Exército Brasileiro Macedo e Capitão PM Resende