Busca

Comunidade do Itatiaia em festa

terça-feira, 15 de junho de 2021 às 09:06 - por, redacao.


Crucifixo furtado há mais de 25 anos foi devolvido durante uma cerimônia religiosa.


No último domingo (13/6), dia dedicado a Santo Antônio pelos católicos, a comunidade do Itatiaia, na vizinha cidade de Ouro Branco/MG, recebeu de retorno, o crucifixo do século XVIII, furtado em 1994.

Toda trabalhada em madeira, a peça sacra representa o ‘Senhor do Bonfim’, parte do acervo da igrejaMatriz de Santo Antônio do Itatiaia, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1983.

Após o furto, uma grande mobilização, organizada pela Associação Sócio Cultural “Os Bem-Te-Vis”, se organizou no ano de 2018 e contou com apoio das autoridades do Iphan, Polícias Militar e Civil, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Uma grande campanha na busca foi registrada pelas redes sociais e movimentou colaboradores em todo país e até mesmo no exterior. Depois de muita procura, o crucifixo foi recuperado pelo Ministério Público e entregue à Arquidiocese de Mariana em 2015. Na época, a Igreja Matriz de Santo Antônio do Itatiaia, passava por intervenções de restauro, o que impossibilitou receber a obra.

Neste domingo (13/6), uma cerimônia foi realizada para receber a imagem novamente para o altar, local de onde nunca poderia ter saído pelas mãos de ladrões. Depois de uma reforma, o templo agora conta com um sistema de segurança e a constante observação de moradores próximos.

Foto: Redes Sociais/ Internet – O Crucifixo do século XVIII, agora retorna como parte do acervo da igreja Matriz de Santo Antônio do Itatiaia.