Busca

Lafaiete está incluída no CRER

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 às 10:00 - por, redacao.

Roteiro turístico religioso


O maior projeto de roteiro turístico religioso já feito no Brasil.


A  cidade de Conselheiro Lafaiete/MG foi incluída no maior projeto de roteiro turístico religioso já feito no Brasil. O projeto CRER – Caminho Religioso da Estrada Real de Padroeira a Padroeira, é constituído pelo trecho entre as cidades de Aparecida do Norte em São Paulo a Caeté em Minas Gerais. É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais e de São Paulo junto as SETUR – Secretaria de Estado de Turismo e as arquidioceses de Minas Gerais e São Paulo. O projeto prevê um roteiro de peregrinação passando entre as cidades da Estrada Real. 32 municípios mineiros e 06 paulistas fazem parte do projeto.

Os criadores do Caminho Religioso da Estrada Real – CRER, Sr. Eberhard Aichinger e Sr. Cláudio Leão estiveram a Conselheiro Lafaiete no último dia 08/08 para acertar os detalhes finais da Romaria CRER 550. Eles se reuniram com o Prefeito Mário Marcus; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana; a Presidente do Circuito Villas e Fazendas, Diretora da ACIAS e responsável pelo Turismo no munícipio, Clarissa Alves; o Presidente do Sindcomércio Bento Oliveira e os Diretores do Clube do Cavalo de Lafaiete, Nilson Marselha (Sobrado) e Leandro Chagas. As paróquias do município também estão envolvidas e aguardando todos os participantes que passarão por aqui.

Em Setembro vários grupos de caminhadas, de ciclismo, de cavalgada e de 4×4 partirão do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Caeté, rumo ao Santuário de Aparecida, na cidade de Aparecida. A chegada dos grupos em Lafaiete terá datas distintas sendo caminhantes previsão no dia 17/09, o grupo de cavalgada deverá chegar dia 23/09, o grupo de ciclismo no dia 28/09 e o grupo de 4×4 chega dia 03/10. E no dia 09/10, todos chegarão juntos a Aparecida, para celebrarem uma Missa Solene e o reconhecimento oficial da Romaria CRER 550. Após esse evento, o caminho estará oficialmente lançado e os turistas peregrinos poderão fazer o trajeto ao longo do ano.

A ideia é incentivar os turistas a fazerem o percurso a pé, de bicicleta, a cavalo, de 4×4 e também em grupos especiais. Para proporcionar maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Além disso, serão disponibilizados mapas e guias. Foram instalados 72 totens de Lobo Leite até Conselheiro Lafaiete e mais 87 de Conselheiro Lafaiete até Ouro Branco. Em Lafaiete os totens foram instalados em Gagé, Santa Efigênia, Praça Barão de Queluz, Chapada, Morro da Mina, Água Preta e Rancho Novo. As placas foram instaladas na Praça Barão de Queluz, ao longo da estrada da localidade da Água Preta e também ao longo da rodovia que liga Lafaiete a Ouro Branco. Será formado em Lafaiete, um grupo de 20 jovens, para acompanharem os peregrinos que estarão vindo de Caeté.

 

Veja o vídeo