Busca

Atraso do salário e pagamento de 13º

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 às 09:48 - por, redacao.

Prefeitura em alerta


Situação preocupa munícipe de Conselheiro Lafaiete


Todos sabem; a situação se encontra crítica na maioria dos municípios mineiros, nossa cidade encerra o 2018 numa situação quase que no vermelho, em decorrência da falta de repasses constitucionais pelo Governo do Estado.

Em reunião da Amalpa ocorrida na última sexta-feira (14/12), Mário Marcus (DEM), afirmou estar fazendo um grande esforço administrativo para manter os compromissos da cidade em dia. Durante reunião, o presidente da Associação Mineira de Municípios – Julvan Lacerda reafirmou o estado de calamidade de todos os municípios mineiros e comentou que somente a união dos prefeitos pode resolver os problemas das cidades mineiras.

Em afirmativa Mario Marcus deixou claro: “Lafaiete também sofre com os repasses que deixaram de ser feito pelo governo estadual, resultando na significativa dívida de hoje. O valor de 31 milhões nos deixa em dificuldade confirmou o munícipe. Ainda não decretamos calamidade, porque estamos tentando lutar  para tentar retornar a uma situação suportável; de uma arrecadação média de 18 milhões de reais mensais, caímos para oito milhões nos últimos três meses”; afirmou  o munícipe de C. Lafaiete.

“O salário relativo ao mês de novembro trabalhado, deverá somente ser quitado nos próximos dias. Concentramos agora para liberação da primeira parcela do 13º, mas o pagamento da segunda, ainda não tem data definida. Com muito esforço, talvez consigamos o restante deste compromisso com o funcionalismo, até o fim de dezembro. Se não for possível, priorizaremos o pagamento dos salários menores deixando os cargos comissionados e do próprio prefeito, vice e secretários para o início de janeiro”; enfatizou.

Uma esperança no fim do túnel

A aprovação na Assembleia Legislativa, em 1º turno, na terça-feira (4), cria o Fundo Extraordinário de Minas Gerais (Femeg), destinado a pagar dívidas deixadas pelo atual governo para o próximo ano. Para garantir a votação em 2º turno o governo prometeu liberar R$ 1 bilhão para os municípios, nesta semana, a título de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço) atrasado.

Foto: O prefeito de C. Lafaiete Mário Marcus (DEM), afirmou que o município tem se esforçado para manter seus compromissos em dia