Busca

Ação para recolhimento de lixo eletrônico

segunda-feira, 16 de maio de 2022 às 09:47 - por, redacao.

Em Congonhas


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.


Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, o município vizinho de Congonhas/MG irá desenvolver uma ação nos próximos três meses em 13 pontos da cidade. O objetivo acontece para auxiliar os cidadãos de várias regiões do município, na maioria das vezes, não sabem como realizar o descarte correto de alguns objetos que já não possuem mais utilidade. Poderão levados para descarte aparelhos eletroeletrônicos em geral como televisores, computadores, equipamentos de som, ar condicionados, cafeteiras, liquidificadores entre outros.

A cada semana (conforme programação abaixo), um contêiner verde de mil litros ficará disponível em um ponto de referência de cada localidade para que a população possa levar até ele seus objetos de descarte. A Secretaria de Meio Ambiente recolherá todo material para o Ecoponto e dará o destino adequado para os materiais de modo a evitar que tais objetos acabem indo parar em locais indesejados como terrenos baldios e venham atingir os córregos do município.

Confira a programação:

20/05 a 27/05 – Praça do Dom Oscar;

27/05 a 03/06 – Rotatória do bairro Lamartine (Próximo à capelinha);

03/05 a 10/06 – Praça JK (em frente à Prefeitura);

10/06 a 17/06 – Praça Bandeirantes (Basílica);

17/06 a 24/06 – Praça do Coreto no Alto Maranhão;

24/06 a 01/07 – Praça do Pequeri;

01/07 a 08/07 – Praça da Lagoa do Murtinho;

08/07 a 15/07 – Praça do Lobo Leite;

15/07 a 22/07 – Jardim Profeta (próximo ao Restaurante Tropeiro);

22/07 a 29/07 – Pires (próximo ao posto Saúde);

29/07 a 05/08 – Grand Park (local será definido e haverá divulgação específica)

05/08 a 12/08 – Novo Rosário (local será definido e haverá divulgação específica)

12/08 a 19/08 – Vila Andreza (local será definido e haverá divulgação específica)

O que é lixo eletrônico?

Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

É considerado lixo eletrônico, todo resíduo material oriundo do descarte de equipamentos eletrônicos. Dentre os tipos de lixo eletrônico, podemos citar: monitores de computador, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos comuns. Em geral, esses equipamentos são descartados quando apresentam algum defeito ou se tornam obsoletos, podendo se tornar um grande problema quando o descarte é realizado de maneira incorreta.

Vale lembrar que os dispositivos eletrônicos são compostos de grandes quantidades de plástico, metais e vidros — que demoram bastante tempo para se decompor na natureza. Além disso, esses equipamentos eletrônicos contam com uma quantidade considerável de substâncias químicas como o chumbo e mercúrio, que poluem o solo e a água.

Como descartar corretamente o lixo eletrônico

Para não causar contaminação, o ideal é descartar o lixo eletrônico em locais especializados e encaminhar este tipo de material para a reciclagem. No caso de baterias de celular, o dispositivo pode ser levado a empresas de telefonia, que se encarregam de encaminhar os resíduos corretamente. No caso de equipamentos que ainda estão em condições de uso, uma boa alternativa é doar os dispositivos para organizações sociais que trabalham com inclusão digital. Além de não contaminar o ambiente, este ato solidário ajuda muito as pessoas que não podem investir em equipamentos eletrônicos.

Dados sobre o lixo eletrônico

• Anualmente, mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo inteiro;

• Entre todos os países emergentes, o Brasil é um dos maiores geradores de lixo eletrônico;

• Por ano, o Brasil descarta 97 mil toneladas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.

Os números são impressionantes, não é mesmo? Por isso, a partir de agora, vale ter mais cuidado com o descarte de lixo eletrônico e, assim, preservar a natureza e o planeta.

Foto: Ilustração Divulgação Internet